As Virtudes do Bem-Morar
A PESQUISA A pesquisa realizada sobre o engenheiro-arquiteto Eduardo Fernando Chaves, nas décadas de 1900 a 1940, revelou uma extensa produção com 220 obras. Com 122 delas, foi elaborado o Livro As Virtudes do Bem-Morar, evidenciando que a introdução destas virtudes nas obras projetadas é concomitante ao processo de urbanização de Curitiba, isto é, o bem-viver…
Acessar Edifícios Públicos de Curitiba
Edifícios Públicos de Curitiba. Ecletismo e Modernismo na Arquitetura Oficial é um projeto de pesquisa incentivado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Fundação Cultural de Curitiba sobre o patrimônio público edificado da cidade. Realizado entre 2008 e 2010, o trabalho resultou em um livro de mesmo nome (disponibilizado integralmente) e um…
Acessar Eduardo Fernando Chaves
Entre 1912 e 1913, Eduardo Fernando Chaves projeta, calcula, fiscaliza e constrói 220 obras, que incluem palacetes, villas, bungalows, cottages, casas econômicas, escritórios, edifícios comerciais e residenciais, igrejas, colégios, instituições religiosas. Trabalha, também, em reformas, ampliações e muros de vedação. São construções voltadas para todas as classes sociais, variando de um a sete pisos, com áreas entre 36 e 1300 m²…
Acessar Escolas Públicas do Paraná
As escolas, projetadas e construídas entre os anos de 1853 e 1960, estão localizadas nas mesorregiões do Estado, acompanhadas de ficha descritiva e fotografia que permitem visualizar a formação da rede escolar pública no Paraná. Os critérios adotados para elaboração das fichas encontram-se descritos na metodologia. O site Escolas Públicas do Paraná e o livro A arquitetura das…
Acessar Morar nas alturas!
Morar nas alturas! A verticalização em Curitiba entre 1930 e 1960 O site Morar nas alturas! apresenta três roteiros com 124 edifícios em altura construídos na área central de Curitiba. O primeiro é constituído por 20 edificações do período inicial de verticalização da cidade, entre 1926 e 1943. O segundo exibe os exemplares com uso…
Acessar O Matadouro Municipal do Guabirotuba
“O matadouro é um estabelecimento necessário, porque poupa a cidade dos inconvenientes que resultam da matança dos animais destinados à alimentação pública, quando ela é feita indistintamente em qualquer parte e sem as cautelas necessárias. Além disso, também tem a vantagem de facilitar a fiscalização dos animais destinados ao consumo, proibindo que sejam abatidos os…
Acessar