Paço da Assembleia
Ficha Técnica
Denominação inicial: Paço da Assembleia
Denominação atual:
Endereço: Alameda Dr. Murici esquina com Rua Cândido Lopes
Autor do Projeto Arquitetônico:
Data do Projeto Arquitetônico: 1854
Data de inauguração: 1854
Edifício original: Demolido
Área Total Construída: 270,00 m² aproximadamente
Número de Pavimentos: 01
Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolos
Tipologia: Bloco único
Linguagem: Eclética
Tombamento Estadual:
Paço da Assembléa
Acha-se terminado o paço da assembléa, com excepção de pequenos acabamentos, os quaes brevemente estarão concluídos, e não estorvarão a vossa reunião neste recinto. Excedeo um pouco a somma, em que havia sido orçada, e o praso dentro do qual se suppoz ficaria prompto; mas assim mesmo força é confessar que grandes difficuldades se vencerão, e que tem direito a algum louvor o empregado de fazenda, que, na ausência dos engenheiros, occupados em commissões importantes fora, e mesmo longe da capital, imcubio-se de dirigil-a: esse empregado foi o inspector interino da thesouraria.
Como primeira obra de vulto, construída em a nova provincia, tornou-se alvo da ambição desmarcada dos fornecedores de materiaes, e dos trabalhadores, os quaes querião de uma vez enriquecer: basta dizer que empregarão-se no edifício milhares de tijolos, no valor de 50 Urs. cada um, que dantes custarião pouco mais de 30U000. Tornou-se também alvo das observações de architectos sem obra, e de administradores despeitados, para quem o edifício tinha o defeito imperdoável de subir ao ponto, a que chegou, sendo preciso até que a policia interviesse para não irem perturbar a marcha dos trabalhos.
Mas, em fim, o paço está feito, e é sem duvida um elegante edifício.
PARANÁ. Provincia. 1855. Relatorio do Presidente da Província do Paraná, o conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, na abertura da Assemblea Legislativa Provincial, em 8 de fevereiro de 1955. Curityba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1855. (p. 44-45)
A Assembleia permaneceu no edifício até 1896, momento em que foi transferida para o Palácio do Congresso. O Museu Paranaense passou a ocupar o edifício da Rua Dr. Muricy, onde permaneceu até 1913.