O Centro Cívico foi construído parcialmente e seu projeto arquitetônico, alterado. O prazo exíguo, os problemas técnicos e construtivos resultantes de erros de sondagens, de projetos e de cálculos estruturais e, sobretudo, a grande geada do inverno de 1953 foram alguns dos problemas que inviabilizaram sua conclusão. Nos festejos do Centenário da Emancipação Política do Paraná, em 19 de dezembro de 1953, somente a Praça 19 de Dezembro foi inaugurada. No ano seguinte ficaram prontos o Palácio Iguaçu, o Pequeno Auditório do Teatro Guaíra e a Biblioteca Pública.

A Avenida Candido de Abreu cortou a esplanada, projetada para uso exclusivo de pedestres. No conjunto do Palácio Iguaçu, a Residência Oficial do Governador, apesar de a estrutura ter sido iniciada, foi demolida em 1966.
Alguns edifícios foram incorporados ao Centro Cívico: a Prefeitura Municipal de Curitiba (1960, projeto de Rubens Meister); o Tribunal de Contas do Estado (1967, de Roberto Luiz Gandolfi e José Sanchotene); os Edifícios das Secretarias (1977, de Luiz Forte Netto, Orlando Busarello e Dilva Slomp Busarello) e o Edifício Presidente Castelo Branco (1971, de Oscar Niemeyer).

Para saber mais, acesse https://www.memoriaurbana.com.br/edificios-publicos-de-curitiba/centro-civico-de-curitiba/.

Compartilhar: