Laboratório de Análises e Dispensários

Ficha Técnica

Denominação inicial: Laboratorio de Analyses e Dispensarios

Denominação atual: Museu de Arte Contemporânea

Endereço: Rua Desembargador Westphalen, 16 - Centro

Autor do Projeto Arquitetônico: -

Data do Projeto Arquitetônico: -

Data de inauguração: 28 de janeiro de 1928

Edifício original: Preservado com ampliações

Área Total Construída: 629,44 m²

Número de Pavimentos: 2 pavimentos

Técnica Construtiva: Alvenaria de tijolos

Tipologia: Bloco único

Linguagem: Eclética

Tombamento Estadual: Processo n° 65/77, Inscrição Tombo n°64-II

Museu de Arte Contemporânea, em Curitiba.

Ilustração 1: Museu de Arte Contemporânea, em Curitiba.
Desenho: Daniel Gonçalves – Séphia Design.

Laboratorio de Analyses

Recentemente installado nesta Capital, o Laboratorio encontra-se apparelhado para realizar as pesquisas e analyses relativas á hygiene publica e comprehende, alem da secção de expediente, uma secção de bacteriologia, parazitologia e chimica medica e outra de chimica e bromatologia.
A primeira destas secções se destina ás pesquisas e trabalhos experimentaes concernentes ás doenças transmissíveis, não só na Capital como em qualquer ponto do estado, quando se façam necessárias medidas de prophylaxia e de hygiene geral, bem como ás pesquisas e analyses do solo, da água e do ar e de tudo o que, em nosso meio possa fornecer dados epidemiológicos.
Alem disso, prestará, na elucidação de diagnosticos, valioso concurso aos dispensários do estado, ainda desprovidos de laboratorios proprios, e á Inspecção Medico Escolar. (…)
A Secção de Chimica e Bromatologia vem tornar possível na Capital o inadiavel serviço da fiscalização dos gêneros alimenticios, concomitantemente a cargo do Estado e do Município.

PARANÁ. Governo. 1928. Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a 1ª Sessão da 19ª Legislatura em 1º de fevereiro de 1928. Curityba, 1928. (p. 190-191)

O edifício abrigou a Secretaria de Trabalho e Assistência Social até 1973, quando foi restaurado para receber o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Imagem e do Som e o Conselho Estadual de Cultura. Atualmente é sede somente da primeira instituição.

Compartilhar: