Palácio Dezenove de Dezembro
Ficha Técnica
Denominação inicial: Palácio Dezenove de Dezembro
Denominação atual: Palácio Dezenove de Dezembro – Centro Legislativo Presidente Anibal Khury
Endereço: Praça Nossa Senhora de Salete s/n° - Centro Cívico
Autor do Projeto Arquitetônico: Arquiteto Olavo Redig de Campos
Data do Projeto Arquitetônico: 1951-1952
Data de inauguração: 26 de janeiro de 1963 - Edifício da Secretaria
Dezembro de 1975 - Edifício do Plenário
6 de maio de 1986 - Edifício Presidente Tancredo Neves
Edifício original: Preservado, com alterações
Área Total Construída:
Número de Pavimentos: 4
Técnica Construtiva: Concreto armado
Tipologia: Bloco único
Linguagem: Modernista
Tombamento Estadual: Processo n° 05/2003, Inscrição Tombo n° 169-II
Conjunto da Assembleia Legislativa
Projetado pelo arquiteto Olavo Redig de Campos, o conjunto da Assembleia Legislativa integrou a proposta original do Centro Cívico, sendo composto por três edifícios interligados por passarelas e com as seguintes funções: Secretaria, Plenário e Comissões da Assembleia. Do conjunto original, o edifício da Secretaria foi o único construído integralmente.
Cada um dos edifícios que fará parte do conjunto que será a sede do Poder Legislativo tem suas características próprias delineadas pelas exigências internas de sua distribuição e funcionamento. Os três prédios formarão, entretanto, um só conjunto, ligados como estarão um ao outro, pelo equilíbrio de suas massas e pela inter-independência de suas formas. A forma do conjunto nasceu diretamente das exigências técnicas de suas disposições internas e das grandes possibilidades do concreto armado.
RATTON (org.). CC – Revista sobre as obras do Centenário da Emancipação Política do Paraná. Joinvile: Impressora Ipiranga Ltda., s/d.
Ainda dentro da proposta inicial do Centro Cívico, a estrutura externa em forma trapezoidal do Plenário foi construída, ficando tal “casca” vazia por algum tempo. O arquiteto Edson Klotz elaborou o projeto arquitetônico de readequação do Plenário da Assembléia Legislativa.
O terceiro edifício, o Anexo, depois denominado Presidente Tancredo Neves, é o único que não integra o projeto inicial do Centro Cívico, situado no local antes destinado ao das Comissões. Projetado em 1976 pelos arquitetos Joel Ramalho Jr., Leonardo Oba e Guilherme Zamoner, mais de 20 anos depois dos demais, mantém a proposta de volumes soltos, singulares e interligados entre si por passarelas.